Nesse momento que antecede o processo
avaliativo de nossos acadêmicos, quero explicar algumas mudanças que
teremos na realização da avaliação discursiva. Fiquem atentos! Peço,
portanto que leiam com atenção esse comunicado.
Primeiramente,
vocês lembram como era a avaliação discursiva? Nós tínhamos uma questão
e cabia ao acadêmico respondê-la em um texto contendo entre 20 e 30
linhas, certo? Para isso o aluno escolhia entre três tentativas a que
desejaria responder.
Bem, a partir desse primeiro trimestre teremos uma mudança. Caberá ao aluno responder DUAS questões. Caso deseje, o aluno pode tentar outras duas, totalizando a escolha entre três alternativas de duas questões.
Assim,
ao clicar no link “Avaliação Presencial”, as duas questões serão
abertas na mesma tela com opções de troca de questões para resposta,
como acontecia anteriormente.
Consideramos
que num primeiro momento, os alunos comentarão sobre essa mudança na
avaliação discursiva, peço que expliquem calmamente os processos
pedagógicos que envolveram essa mudança e que estão descritos nos itens
abaixo:
1. Alterar o modelo da avaliação discursiva, é um grande avanço na qualidade dos processos avaliativos da FAEL. Concordamos
com Luckesi, 2008 p.23. “A avaliação contempla um projeto pedagógico
construtivo, que olha para o ser humano como um ser em desenvolvimento,
em construção permanente. Para um verdadeiro processo de avaliação,(...)
considera-se a aprendizagem de um educando e consequentemente, o seu
crescimento” . Estamos crescendo e em busca das melhoras que a qualidade
educativa nos impõe.
2.
A avaliação presencial, é um momento de qualidade no curso, um momento
que possibilita aos alunos a expressão de sua opinião, bem como a
demonstração de seus conhecimentos e de seu crescimento acadêmico. Por
isso, com mais alternativas de resposta, mas eles podem posicionar-se.
3.
Cada avaliação será corrigida, pontuada e comentada individualmente.
Fazemos questão dos comentários dos professores nas avaliações pois
entendemos que isso faz com que os alunos percebam seus acertos, seus
erros e o caminho a seguir. Isso é um diferencial
da FAEL, que investe na correção comentada para que a avaliação seja um
espaço de aprendizagem no universo do curso.
Cuidado
com as cópias. Não serão aceitos plágios (situações em que os alunos
copiam a resposta completa de sites ou do material de apoio). Neste
caso, a avaliação será anulada e o aluno ficará sem a nota. É necessário
que o acadêmico escreva a avaliação com as suas palavras.
Pedimos
que os alunos escrevam: Questão 01” e digitem sua resposta para a
questão 1, em seguida escrevam “Questão 02” e digitem a sua resposta
para a questão 2.
Após respondidas as duas questões, devem clicar em “finalizar” e “enviar tudo e terminar” (duas vezes) e finalmente em “terminar revisão” . Somente depois do aluno clicar em “terminar revisão” a resposta será visualizada pelo avaliador.
Mais alguns destaques:
A avaliação discursiva presencial compreende 60% da nota da avaliação.
Assim, cada questão respondida será pontuada com até 3,0 pontos. Cada
questão deve ter em média 1200 caracteres. Isso dá aproximadamente 10 a 15 linhas por questão.
(se houver dúvidas, copiar e colar o texto no word e clicar em “revisão
– contar palavras”.) Reforçando mais uma vez: o aluno irá responder as
duas questões, na mesma caixa de resposta, porém diferenciando-as nas
resposta da questão 1 e resposta da questão 2.
Importante lembrar que o aluno só pode realizar a Avaliação Discursiva
presencialmente no Polo e que enviaremos uma senha de acesso para que as
avaliações sejam liberadas. Assim, o aluno irá acessar o portal com seu
login e senha, seguir os passos até chegar no Link Avaliação
Presencial, onde o assistente acadêmico deverá inserir “a senha própria”
para liberar a avaliação, como já ocorria anteriormente.
MUITO IMPORTANTE: essa senha NÃO pode ser divulgada entre os alunos. É
de responsabilidade do assistente liberar a avaliação de cada um dos
alunos.
Para finalizar, destaco a importância dos Polos agendarem as avaliações
discursivas considerando o período próprio para tal. (observem que há
feriados no período).
E assim seguimos trabalhando na melhoria a cada dia da oferta de nossos cursos e da qualidade da educação oferecida pela FAEL.
Temos
certeza que se todos trabalharmos juntos, as mudanças da avaliação
discursiva serão encaradas como um ganho pedagógico. Para isso,
precisamos do seu empenho e comprometimento.
Atenciosamente,
Luciana de Luca Dalla Valle
Coordenação Pedagogia FAEL
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