segunda-feira, 24 de março de 2014

Comunicado: Mudanças na Avaliação Discursiva

Nesse momento que antecede o processo avaliativo de nossos acadêmicos, quero explicar algumas mudanças que teremos na realização da avaliação discursiva. Fiquem atentos! Peço, portanto que leiam com atenção esse comunicado.
Primeiramente, vocês lembram como era a avaliação discursiva? Nós tínhamos uma questão e cabia ao acadêmico respondê-la em um texto contendo entre 20 e 30 linhas, certo? Para isso o aluno escolhia entre três tentativas a que desejaria responder.
Bem, a partir desse primeiro trimestre teremos uma mudança. Caberá ao aluno responder DUAS questões. Caso deseje, o aluno pode tentar outras duas, totalizando a escolha entre três alternativas de duas questões.
Assim, ao clicar no link “Avaliação Presencial”, as duas questões serão abertas na mesma tela com opções de troca de questões para resposta, como acontecia anteriormente.
Consideramos que num primeiro momento, os alunos comentarão sobre essa mudança na avaliação discursiva, peço que expliquem calmamente os processos pedagógicos que envolveram essa mudança e que estão descritos nos itens abaixo:
1. Alterar o modelo da avaliação discursiva, é um grande avanço na qualidade dos processos avaliativos da FAEL. Concordamos com Luckesi, 2008 p.23. “A avaliação contempla um projeto pedagógico construtivo, que olha para o ser humano como um ser em desenvolvimento, em construção permanente. Para um verdadeiro processo de avaliação,(...) considera-se a aprendizagem de um educando e consequentemente, o seu crescimento” . Estamos crescendo e em busca das melhoras que a qualidade educativa nos impõe.

2. A avaliação presencial, é um momento de qualidade no curso, um momento que possibilita aos alunos a expressão de sua opinião, bem como a demonstração de seus conhecimentos e de seu crescimento acadêmico. Por isso, com mais alternativas de resposta, mas eles podem posicionar-se.

3. Cada avaliação será corrigida, pontuada e comentada individualmente. Fazemos questão dos comentários dos professores nas avaliações pois entendemos que isso faz com que os alunos percebam seus acertos, seus erros e o caminho a seguir. Isso é um diferencial da FAEL, que investe na correção comentada para que a avaliação seja um espaço de aprendizagem no universo do curso.

Cuidado com as cópias. Não serão aceitos plágios (situações em que os alunos copiam a resposta completa de sites ou do material de apoio). Neste caso, a avaliação será anulada e o aluno ficará sem a nota. É necessário que o acadêmico escreva a avaliação com as suas palavras.
Pedimos que os alunos escrevam: Questão 01” e digitem sua resposta para a questão 1, em seguida escrevam “Questão 02” e digitem a sua resposta para a questão 2.
Após respondidas as duas questões, devem clicar em “finalizar” e “enviar tudo e terminar” (duas vezes) e finalmente em “terminar revisão” . Somente depois do aluno clicar em “terminar revisão” a resposta será visualizada pelo avaliador.
Mais alguns destaques:
 A avaliação discursiva presencial compreende 60% da nota da avaliação. Assim, cada questão respondida será pontuada com até 3,0 pontos. Cada questão deve ter em média 1200 caracteres. Isso dá aproximadamente 10 a 15 linhas por questão. (se houver dúvidas, copiar e colar o texto no word e clicar em “revisão – contar palavras”.) Reforçando mais uma vez: o aluno irá responder as duas questões, na mesma caixa de resposta, porém diferenciando-as nas resposta da questão 1 e resposta da questão 2.

 Importante lembrar que o aluno só pode realizar a Avaliação Discursiva presencialmente no Polo e que enviaremos uma senha de acesso para que as avaliações sejam liberadas. Assim, o aluno irá acessar o portal com seu login e senha, seguir os passos até chegar no Link Avaliação Presencial, onde o assistente acadêmico deverá inserir “a senha própria” para liberar a avaliação, como já ocorria anteriormente.

 MUITO IMPORTANTE: essa senha NÃO pode ser divulgada entre os alunos. É de responsabilidade do assistente liberar a avaliação de cada um dos alunos.

 Para finalizar, destaco a importância dos Polos agendarem as avaliações discursivas considerando o período próprio para tal. (observem que há feriados no período).

E assim seguimos trabalhando na melhoria a cada dia da oferta de nossos cursos e da qualidade da educação oferecida pela FAEL.
Temos certeza que se todos trabalharmos juntos, as mudanças da avaliação discursiva serão encaradas como um ganho pedagógico. Para isso, precisamos do seu empenho e comprometimento. 

Atenciosamente, 

Luciana de Luca Dalla Valle
Coordenação Pedagogia FAEL

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