sexta-feira, 21 de março de 2014

Orientações Gerais do Estágio



LEESTÁGIO SUPERVISIONADO ( 100 Horas): EDUCAÇÃO INFANTIL
A criança, o mundo e o conhecimento
Estágio Supervisionado –Educação Infantil
70 h práticas
10 h videoaulas
20 h autoestudo e participação virtual
Articulação entre a teoria e a prática: observação, planejamento e docência na Educação Infantil contemplando
aspectos de inclusão.
Apresentação na Escola AÇÃO NA ESCOLA 4 horas
Caracterização da Instituição: conhecer o Projeto Político Pedagógico e comparar com a realidade. 10 horas
Observação participante dos procedimentos da escola frente aos processos de inclusão 12 horas
Ações de apoio ao professor docente de uma sala de Educação Infanti l. 12 horas
Docência 20 horas
Intervenções com jogos e brincadeiras na sala de aula de Educação Infanti l. 12 horas
Total 70 horasO DO
ÁRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ( 100 Horas): ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Competência para a qualidade
Estágio Supervisionado –Anos Iniciais do Ensino Fundamental
70 h práticas
10 h videoaulas
20 h autoestudo e participação virtual
Articulação teórico/prática: observação participante, planejamento, docência nos anos iniciais do ensino fundamental contemplando aspectos relacionados aos processos de inclusão.
Apresentação na Escola AÇÃO NA ESCOLA 4 horas
Caracterização da Instituição: conhecer o Projeto Político Pedagógico e comparar com a realidade. 10 horas
Observação participante dos procedimentos da escola frente aos processos de inclusão 12 horas
Ações de apoio ao professor docente de uma sala do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 12 horas
Docência 20 horas
Intervenções com jogos e brincadeiras na sala de aula do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 12 horas
Total 70 horas



ESTÁGIO SUPERVISIONADO-GESTÃO EDUCACIONAL: 100 HORAS
Gestão Educacional
Estágio Supervisionado- Gestão Educacional
70 h práticas
10 h videoaulas
20 h autoestudo e participação virtual
Nesta etapa de estágio o estudante deverá conhecer observar e atuar na área de gestão em instituições de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental
e Ensino Médio
a. INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação e caracterização da instituição 3 horas
Observação da gestão como um todo 5 horas
Observação participante da função do pedagogo enquanto coordenador, supervisor e orientador de ensino 8 horas
Aplicação de um plano de ação para pais, professores ou
grupos específicos de alunos. 2 horas
TOTAL 18 HORAS

b. ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação e caracterização da instituição 3 horas
Observação da gestão como um todo 5 horas
Observação participante da função do pedagogo enquanto coordenador, supervisor e orientador de ensino 8 horas
Aplicação de um plano de ação para pais, professores ou grupos específicos de alunos.
2 horas
TOTAL 18 HORAS

c. ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação e caracterização da instituição 3 horas
Observação da gestão como um todo 4 horas
Observação participante da função do pedagogo enquanto coordenador, supervisor e
orientador de ensino 8 horas
Aplicação de um plano de ação para pais, professores ou grupos específicos de alunos.
2 horas
TOTAL 17 HORAS

d. ENSINO MÉDIO
Apresentação e caracterização da instituição 3 horas
Observação da gestão como um todo 4 horas
Observação participante da função do pedagogo enquanto coordenador, supervisor e orientador de ensino 8 horas
Aplicação de um plano de ação para pais, professores ou
grupos específicos de alunos. 2 horas
TOTAL 17 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário