terça-feira, 6 de maio de 2014

Um pouco da Metolodologia de Ensino da FAEL


A metodologia de ensino a distância da FAEL permite ao aluno uma condição diferenciada de estudos, já que proporciona liberdade total de ajuste de horários e locais de aulas ao aluno, mesmo tendo este a possibilidade plena de assistir às aulas no respectivo polo de apoio presencial, devido à especificidade do sistema de transmissão das aulas.
A estruturação metodológica de EAD utilizada pela FAEL é orientada pela ampla aplicação das mais avançadas tecnologias da Informação e de comunicação, fundamentando-se, principalmente, no uso da transmissão via internet.
O principal inovador metodológico da graduação é a possibilidade de oferecer aos acadêmicos, amplo acesso ao curso, sem restrições de tempo e espaço.
Todo material didático, videoaulas, fóruns e outros recursos didáticos ficam disponíveis para o aluno no Portal Educacional – AVA, podendo ser acessado em qualquer lugar com acesso a internet.
O material didático, disponibilizado em portal educacional, permite que, a qualquer momento e em qualquer lugar, utilizando um computador ligado à internet, o aluno acesse o conteúdo da disciplina ou do curso no qual está matriculado, dando-lhe acessibilidade e mobilidade no uso dos recursos pedagógicos que compõem cada uma das disciplinas do curso.
Uma vez conectado, o aluno poderá acessar todo o material, bem como interagir com o professor tutor a distância, por intermédio dos fóruns.
Vale lembrar ainda que a FAEL também disponibiliza material impresso, viabilizando o estudo em momentos e lugares sem acesso a internet.
 A metodologia utilizada proporciona as seguintes ferramentas para atender as necessidades dos alunos:
  1. Videoaulas: Disponíveis no portal do aluno
  2. Portal Educacional Interativo: com chat entre os alunos, fórum e webtutoria.
  3. Projetos Integradores: quinzenalmente, os alunos devem participar dos workshops sobre assuntos relevantes do curso.
  4. Material Didático: composto por livros desenvolvidos por professores qualificados e pela Editora FAEL. No final do curso o acadêmico possui sua própria biblioteca.
  5. Atividades Complementares: possuem o objetivo de produzir o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, a partir de vivências internas e externas ao curso.
  6. Estágios Supervisionados: são obrigatórios e preparam o aluno, com atividades práticas, para que ele entre em contato com seu futuro campo de atuação.

O que é um Workshop?
     Workshop pode ser compreendido como um grupo de pessoas (professores, estudantes) interessado em aprender a prática docente (fazer) e ampliar o conhecimento teórico (saber) sobre um determinado assunto. A necessidade de formar professores que reflitam sobre sua própria prática é um instrumento essencial ao desenvolvimento do pensamento e da ação docente (SCHÖN 1995), sendo um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão, propôs o conceito de reflexão-na-ação como processo pelo qual os professores aprendem a partir da análise e interpretação de sua própria atividade.
    Schon (2000) enfatiza que esta aprendizagem se efetiva pela ação do fazer, ou seja, o conhecimento na ação está relacionado com o saber/fazer, permeada por reflexões: Reflexão sobre a ação: pensar sobre o que fez reflexão na ação: refletir no meio da ação, reflexão sobre a reflexão na ação: diz respeito às reflexões que visam melhorar as ações.

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