A metodologia de ensino a distância da
FAEL permite ao aluno uma condição diferenciada de estudos, já que proporciona
liberdade total de ajuste de horários e locais de aulas ao aluno, mesmo tendo
este a possibilidade plena de assistir às aulas no respectivo polo de apoio
presencial, devido à especificidade do sistema de transmissão das aulas.
A estruturação metodológica de EAD
utilizada pela FAEL é orientada pela ampla aplicação das mais avançadas
tecnologias da Informação e de comunicação, fundamentando-se, principalmente,
no uso da transmissão via internet.
O principal inovador metodológico da
graduação é a possibilidade de oferecer aos acadêmicos, amplo acesso ao curso,
sem restrições de tempo e espaço.
Todo material didático, videoaulas,
fóruns e outros recursos didáticos ficam disponíveis para o aluno no Portal
Educacional – AVA, podendo ser acessado em qualquer lugar com acesso a
internet.
O material didático, disponibilizado
em portal educacional, permite que, a qualquer momento e em qualquer lugar,
utilizando um computador ligado à internet, o aluno acesse o conteúdo da
disciplina ou do curso no qual está matriculado, dando-lhe acessibilidade e
mobilidade no uso dos recursos pedagógicos que compõem cada uma das disciplinas
do curso.
Uma vez conectado, o aluno poderá
acessar todo o material, bem como interagir com o professor tutor a distância,
por intermédio dos fóruns.
Vale lembrar ainda que a FAEL também
disponibiliza material impresso, viabilizando o estudo em momentos e lugares
sem acesso a internet.
A metodologia utilizada
proporciona as seguintes ferramentas para atender as necessidades dos alunos:
- Videoaulas: Disponíveis no portal do aluno
- Portal Educacional Interativo: com chat entre os alunos, fórum e webtutoria.
- Projetos Integradores: quinzenalmente, os alunos devem participar dos workshops sobre assuntos relevantes do curso.
- Material Didático: composto por livros desenvolvidos por professores qualificados e pela Editora FAEL. No final do curso o acadêmico possui sua própria biblioteca.
- Atividades Complementares: possuem o objetivo de produzir o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, a partir de vivências internas e externas ao curso.
- Estágios Supervisionados: são obrigatórios e preparam o aluno, com atividades práticas, para que ele entre em contato com seu futuro campo de atuação.
O que é um Workshop?
Workshop
pode ser compreendido como um grupo de pessoas (professores, estudantes)
interessado em aprender a prática docente (fazer) e ampliar o conhecimento
teórico (saber) sobre um determinado assunto. A necessidade de formar
professores que reflitam sobre sua própria prática é um instrumento essencial
ao desenvolvimento do pensamento e da ação docente (SCHÖN 1995), sendo um
dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão, propôs o
conceito de reflexão-na-ação como processo pelo qual os professores aprendem a
partir da análise e interpretação de sua própria atividade.
Schon (2000)
enfatiza que esta aprendizagem se efetiva pela ação do fazer, ou seja, o
conhecimento na ação está relacionado com o saber/fazer, permeada por
reflexões: Reflexão sobre a ação: pensar sobre o que fez reflexão na ação:
refletir no meio da ação, reflexão sobre a reflexão na ação: diz respeito às
reflexões que visam melhorar as ações.
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