terça-feira, 24 de junho de 2014

Materias necessários para o 8º Workshop - Pedagogia

• Material Dourado (O polo adquiriu para conhecimento dos alunos)
• Dados
• Cada dupla deve providenciar a impressão (OBJETIVOS DO TRABALHO COM O MATERIAL DOURADO)

Datas de Realização:


26/06 –  Turma 03 PE – 19h
27/06   Turma 02 PE – 19h
30/06 –  Turma 01 PE – 19h

MATERIAL DOURADO - INFORMAÇÕES



Utilizando o material, o professor notará em seus alunos um significativo avanço de aprendizagem. Em pouco tempo, estará enriquecendo nossas sugestões e criando novas atividades adequadas a seus alunos, explorando assim as inúmeras possibilidades deste notável recurso didático.
O mateiral Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam:
Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nossso sistema de numeração.
Veja como representamos, com ele, o número 265:
Este material pedagógico, confeccionado em madeira, costuma ser comercializado com o nome de material dourado. Você pode construir um material semelhante, usando cartolina. Os cubinhos são substituídos por quadradinhos de lado igual a 2 cm, por exemplo. As barrinhas são substituídas por retângulos de 2 cm por 20 cm a as placas são substituídas por quadrados de lado igual a 20 cm.
Embora seja possível representar o milhar, vamos evitá-lo trabalhando com números menores.
Damos a seguir sugestões para o uso do Material Dourado Montessori.
As atividades propostas foram testadas e mostraram-se eficazes desde a primeira até a quinta série. Muitas delas foram concebidas pelos grupos de alunos, recomendando-se que os grupos não tenham mais do que 6 alunos.
O professor, com o conhecimento que tem de seus alunos, saberá em que série cada atividade poderá ser aplicada com melhor rendimento. Várias das atividades podem ser aplicadas em mais de uma série, bastando, para isso, pequenas modificações.


OBJETIVOS DO TRABALHO COM O MATERIAL DOURADO
• Estimular aprendizagem ativa de muitas habilidades por meio do conhecimento matemático como o desenvolvimento da abstração mental da ideia de número e sua construção.
•Analisar as situações-problema, a relação entre quantidades, a comparação, seriação, agrupamento, desagrupamento, ordenação, analogia, indução e dedução do número.
•Realizar agrupamentos utilizando Material Dourado, compreendendo que existem diversas formas de compor o número envolvendo reversibilidade e comparando quantidades.
• Formular hipóteses com o Material Dourado envolvendo a dedução, indução, inferências, memorização e análise e síntese nas atividades para o entendimento da construção do número e de vários conceitos matemáticos.
• Identificar e resolver o algorítimo da adição e subtração;.
• Relaciona o valor do número à ordem ocupada por ele, organizando as operações com a ajuda do Material Dourado e seus respectivos valores, compreendendo que uma barrinha vale uma dezena,
sendo composta por 10 cubinhos/10unidades, fazendo agrupamentos e trocas de unidades por dezena e a dezena por centena.
• Reconhecer a terminologia “unidade, dezena e centena”.
• Identificar e registrar sucessor e antecessor envolvendo a habilidade de seriar.
• Comparar as quantidades e as ordenar, Identificar e registrar em forma crescente e decrescente.
• Relacionar o valor do número à ordem ocupada por ele, organizando os vagões do trem com a ajuda do Material Dourado e seus respectivos valores e compreendendo que uma barrinha vale uma dezena, sendo composta por 10 cubinhos/10unidades, fazendo agrupamentos e trocas de unidades por dezenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário