sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mês da Copa na FAEL: Workshops Integradores



NESTE MÊS DE COPA DO MUNDO, APRESENTAMOS O WORKSHOP DE PEDAGOGIA SOBRE O GRANDE EVENTO DE FUTEBOL EM NOSSO PAÍS.
COMO UMA DAS MISSÕES DA FAEL É A VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA CULTURA E DO ESPORTE, A ABORDAGEM DO TEMA SE DEU EM UM MOMENTO PROPÍCIO, PRINCIPALMENTE POR ESTIMULAR E PROPICIAR ENCONTROS COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ONDE OS POLOS ESTÃO LOCALIZADOS.




IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS ESPORTES
Segundo Miguel Castriani, professor da FAEL, é importante estudarmos esse tema e produzirmos um debate organizado sobre a nossa cultura. “Os profissionais da educação precisam conhecer a cultura do povo, seus costumes e interesses, da melhor forma possível,com fundamentos, pesquisas e reflexões, colaborando com a comunidade e direcionando estratégias para a conscientização e desenvolvimento de todos os seus membros”, diz Castriani.
Dentro deste cenário, podemos destacar a CONFERËNCIA NACIONAL PARA DISCUTIR O ESPORTE, organizada pelo Ministério do Esporte do Brasil. Dessa Conferência, originou-se a Resolução de nº 05, do Conselho Nacional do Esporte, que afirma:
O Esporte tem uma posição estratégica para o alcance das “Metas de Desenvolvimento do Milênio”, estabelecidas pela ONU. O esporte, entendido como direito humano, reafirma seu potencial no desenvolvimento social e econômico de uma nação. A UNESCO também valoriza a importância do esporte no desenvolvimento dos povos na convicção de que o esporte contribui nas problemáticas de saúde, na diminuição de desigualdades, e no resgate de valores e princípios

A COPA DO MUNDO é uma competição internacional, que ocorre a cada quatro anos. Essa competição foi criada em 1928, na França, por Jules Rimet – presidente da federação francesa de futebol. A partir daí, todas as federações de futebol (como é caso da CBF - Confederação Brasileira de Futebol - fundada em 1914, com sede na Barra da Tijuca, na Cidade do Rio de Janeiro, e sob a atual presidência de José Maria Marin), desde que reconhecidas pela FIFA (Federação Internacional de  Futebol Associado - com sede em Zurique, na Suíça), podem participar. E, a seleção brasileira gostou tanto dessa ideia que, desde a primeira Copa do Mundo de Futebol, é a única que tem jogado em todas, inclusive, sendo cinco vezes campeã:
1958 – na Suécia, sendo vice a seleção da própria Suécia;
1962 – no Chile, "cando em segundo lugar a Tchecoslováquia;
1970 – no México, sendo vice a Itália;
1994 – nos Estados Unidos, "cando segundo lugar novamente a Itália;
2002 - Coréia do Sul e Japão, sendo vice a Alemanha
.
Neste ano de 2014, a Copa do Mundo ocorrerá em 12 cidades brasileiras, e acontecerá no período entre 12 de junho e 13 de julho, com a abertura em São Paulo, e com a final no Maracanã - Rio de Janeiro.

POR AQUI, O FUTEBOL COMEÇOU MAIS OU MENOS ASSIM:
o paulistano Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade, para estudar, e por lá conheceu o esporte. Ao retornar dos seus estudos, em 1894, trouxe a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Foi com ele, portanto, que o futebol veio para estas bandas. Em 15 de abril de 1895, teria ocorrido o primeiro jogo, em São Paulo. A partir desse momento, o futebol começa alcançar o seu espaço, que é tão valorizado atualmente.

AS 12 SEDES DOS JOGOS NO BRASIL, São as seguintes:
SALVADOR – Estádio Fonte Nova. Capacidade para 55 mil torcedores;
NATAL – Arena das Dunas. Capacidade para 45 mil torcedores;
FORTALEZA – Estádio Castelão. Capacidade para 67 mil torcedores;
RECIFE – Arena Pernambuco. Capacidade para 46 mil torcedores;
MANAUS – Arena Amazônia. Capacidade para 43.700 torcedores;
BRASÍLIA - Estádio Nacional (Mané Garrincha). 71.400 torcedores;
CUIABÁ – Arena Pantanal. Capacidade para 43.600 torcedores;
SÃO PAULO – Arena de São Paulo (Fielzão). Capacidade 68 mil torcedores;
RIO DE JANEIRO – Estádio Maracanã. Capacidade 76.500 torcedores;
BELO HORIZONTE – Estádio Mineirão. Capacidade para 67 mil torcedores;
CURITIBA  - Arena da Baixada. Capacidade para 42 mil torcedores;
PORTO ALEGRE – Estádio Beira-Rio. Capacidade para 60 mil torcedores.
O Brasil já foi sede de Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu em 1950. Mas, o campeão dessa Copa foi o Uruguai. O Brasil ficou com o título de vice-campeão (2 X 1). As cidades-sedes  da Copa do Mundo de Futebol de 1950 foram Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

SELEÇÕES E GRUPOS
Quanto às seleções e seus grupos que participarão da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, tudo começou lá nos Continentes, com os campeonatos regionais. Com as seleções definidas nesses campeonatos, houve um sorteio, em 6 de dezembro de  2013, na Costa do Sauípe (Bahia), para a de"nição dos grupos.
E ficou assim:
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai;
América do Norte e Central :Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México;
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e Austrália* (* Austrália disputou as eliminatórias asiáticas);
África: Nigéria, Costa do Mar"m, Camarões, Gana e Argélia;
Outra informação bem importante para você é a de que a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL é - após os Jogos Olímpicos (que também ocorrerão no Brasil, em 2016) – o evento esportivo mais assistido no mundo. Você sabia disso?

NA PRÁTICA, ALÉM DE TODAS AS FESTIVIDADES QUE ENVOLVEM O MUNDIAL, HÁ UMA SÉRIA DE OUTRAS CONSEQUÊNCIAS QUE PRECISAMOS CONHECER NESTE WORKSHOP

ECONOMICAMENTE,a competição tem efeitos positivos sobre a construção de instalações desportivas (como os estádios), e construção e reformas de estradas, aeroportos, hotéis, sistemas  de transportes, além de toda uma movimentação no comercio  em geral.
POLITICAMENTE, a competição produz, na mídia e nas escolas, uma série de discussões sobre valores, solidariedade, convivência com o diferente, sobre a paz, a segurança, a competição sadia etc.
CULTURALMENTE, os povos se encontram e se conhecem: a música, o cinema, a gastronomia e o entretenimento são alguns dos itens da vida das pessoas, que são discutidos e promovidos nos dias que antecedem o evento, durante o evento, e por muito mais tempo após o evento.
“Por isso, meu amigo acadêmico, um evento como esse precisa ser bem conhecido e divulgado, afinal, organizar uma Copa do Mundo de Futebol é um grande orgulho e contentamento, apesar de uma série de críticas que a organização desse evento deva merecer, conforme divulgação da Mídia, não é mesmo? Porém, já que estamos na véspera do evento, o negócio é revestirmo-nos dos aspectos positivos desse momento, e curtimos com muita
alegria, assistindo aos jogos com a família e com os amigos – curtindo cada gol, cada fato positivo e cada momento. Afinal, a vida é uma soma de momentos, náo é mesmo?” finaliza o professor da FAEL.

WORKSHOPS NOS POLOS FAEL
“O assunto deste workshop contribuiu para a prática profissional dos alunos, que afirmaram ser tarefa necessária da educação repassar para as futuras gerações a importância que a cultura do futebol exerce na sociedade como um todo, reforçando o espírito de equipe e o lado positivo desse grande evento em nosso País. A participação dos acadêmicos foi excelente, bem como, a meto-
dologia aplicada pelo professor que apresentou a videoaula. Gecy Vieira, assistente acadêmica do polo de Passo Fundo/RS
“O workshop contribuiu com o desenvolvimento da prática pedagógica, na compreensão da proposta a ser trabalhada e na forma como seria distribuída nas séries do ensino fundamental, possibilitando aliar a teoria à prática. Devido à  grande divulgação de noticiários a respeito dos legados da Copa, a discussão maior "cou em torno dos transtornos que vêm acontecendo acerca desses fatos. Contudo, os acadêmicos apresentaram a justificativa de que a abordagem do tema nas escolas, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental, deveria ser feita de forma pedagógica, promovendo a socialização, a diversão, a competição e o envolvimento dos diversos atores que atuam dentro da escola, construindo-se assim, o conhecimento e buscando ainda, a interdisciplinari-dade proposta também na videoaula. ”Dalva Ramos, assistente acadêmica de Valparaíso de Goiás/GO
“ O tema do workshop foi diferenciado, levando os alunos a pesquisarem sobre o assunto. O debate sobre os jogos e, principalmente, a Copa do Mundo, despertou interesse nos acadêmi-os, onde o principal questionamento foi sobre os gastos do evento. “ Marciana Miranda, assistente acadêmica de Gurupi/TO
“Os jogos e as brincadeiras são assuntos de grande importância e que devem ser abordados na prática docente. A dinâmica proposta no encontro chamou a atenção dos acadêmicos, que sugeriram novos métodos para realização das atividades. ” Ana Cláudia da Silva, assistente acadêmica de Caruaru/PE
“Além da carga de informação a respeito da história do tema, o momento da apresentação para o restante da turma foi de grande valor para a prática. De acordo com os comentários dos alunos, trabalhar desta forma, com pesquisas e apresentações, é muito importante para a bagagem do conhecimento.” Eudeir de Oliveira, assistente acadêmica de Porto Velho/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário