A sociedade atual vive um momento de explosão digital. O
avanço tecnológico permite a população uma ligação com acontecimentos mundiais
em questão de segundos, isso é um artifício que facilita o conhecimento, se
usado corretamente.
Sabe-se que na atualidade a escola é um organismo importante
para o desenvolvimento intelectual de cada indivíduo, pois é através do ato de
educar que são aprendidos os códigos que dará ao ser humano a oportunidade de
ler, escrever e interpretar, desvendando os mistérios ambientados no mundo.
Aliado a escola presencial devem estar diversos fatores que
permitem um maior conhecimento do mundo contemporâneo: família, amigos, uso
correto da internet, são caminhos existentes na busca idealizada de
conhecimento, informação e cultura.
É importante conceber esses artifícios como um ato
despretensioso, mas fundamental com forma de aquisição de novos conhecimentos,
haja vista, pela explosão da Educação à distância em um momento privilegiado,
possibilitando uma fase nova, moderna e igualitária de ensino. Com essa nova
modalidade de ensino pode-se primordialmente levar educação aos contingentes
populacionais excluídos do sistema de ensino.
Essa exclusão se deu por alguns motivos no decorrer dos
anos. Em se tratando de Ensino Superior, é possível citar: a distância dos
centros universitários prejudicando assim o aluno-operário, a disponibilidade
de tempo e condições financeiras por se tratar de cursos que requerem muitos
gastos.
Desse modo, a EAD se torna uma ferramenta importantíssima no
desenvolvimento do acadêmico, pois, em seu espaço desenvolve a transformação
intelectual e a formação profissional.
Vale ressaltar o que Adell (1997) nos diz:
O conhecimento implica informação interiorizada e adequadamente
integrada nas estruturas cognitivas de um sujeito. É algo pessoal e
intransferível: não podemos transmitir conhecimentos, só informação, que pode
(ou não) ser convertida em conhecimento pelo receptor, em função de diversos
fatores (os conhecimentos prévios do sujeito, a adequação da informação, sua
estruturação etc.)
Dessa forma é cabível dizer que apenas a transmissão de
informação não é suficiente, é necessário que exista o interesse por parte do
receptor em transformar o que lhe é transmitido em conhecimento para que ocorra
um real aprendizado podendo assim, tirar proveito dessa informação transformada
em conhecimento a qualquer momento de sua vida.
Se antes o curso superior era limitado apenas as classes
mais abastadas da sociedade com a evolução dos meios tecnológicos e a
possibilidade de oferta de cursos a distância vários benefícios foram
adquiridos com a inserção da educação a distância no município.
É certa que a EAD promoverá grandes benefícios a população,
mas precisa atrelar uma mudança quantitativa e qualitativa. Não adianta
espalhar centros que ofertem cursos a distância se esses não estiverem
adequados para um bom atendimento, tanto em termos profissional e estrutural e
o desenvolvimento de atividades acadêmicas.
A propósito Kenski apud Oliveira (2005 p.108) nos esclarece
que:
A maneira mais
abrangente de realização de atividades de educação a distância é a que
possibilita a comunicação ampla entre todos os envolvidos. Situados em locais
(muitas vezes em horários) diferentes, professores e alunos podem trocar
opiniões e idéias e interagir como se estivessem reunidos ao mesmo tempo em uma
mesma “sala de aula”. Alguns tipos de
tele e videoconferências e os recursos da internet (sobretudo os ambientes
virtuais de aprendizagem) garantem essas múltiplas e ampliadas e formas de
comunicação e interação com a finalidade de ensinar e aprender.
A internet veio para facilitar a educação a distância, pois
é através dela que o estudante consegue interagir com elementos de vários
ambientes facilitando a compreensão de conteúdos estudados. Toda e qualquer
ação educativa traz inúmeros benefícios e a educação a distância ao se
proliferar trouxe intrinsecamente diversos benefícios aos acadêmicos.
Vale ressaltar a importância de alguns, pois contribuem
facilitando no processo de ensino aprendizagem: a acessibilidade que permitiu
que a educação a distância chegasse a lugares remotos onde nunca se imaginou
que poderia contar com a presença de um curso superior; a flexibilidade dos
horários que permite ao acadêmico executar seus estudos acadêmicos sem se
preocupar com o tempo determinado; a qualidade que deve ser igual a presencial,
pois assim, haverá uma credibilidade do ensino a distância; a iniciativa é
preciso despertar curiosidade além de espírito crítico inovação e capacidade de
iniciativa dos alunos; evolução e atualização faz com quer o aluno melhore seu
currículo mantenha-o atualizado e consequentemente informado; e partilha de
recursos que em vários ambientes disponibiliza um mesmo beneficio.
Segunda Enguita (1989: prefacio,
[...] se aceitamos que uma função primordial da escola é a
socialização para o trabalho - e assim o fazem não apenas a maioria dos
estudiosos da educação, mas também seus agentes e seu publico -, salta aos olhos
a necessidade de compreender o mundo do trabalho para poder dar a devida conta
da educação.
Com isso fica claro que a formação profissional esta ligada
invariavelmente ao processo de formação educacional ocorrendo assim uma troca
múltipla de informações de formação pessoal, pois a formação acadêmica não deve ser vista como um conjunto de
técnicas e procedimentos, esse processo tem uma carga ideológica: valores,
atitudes, crenças, dessa forma não é apenas uma simples transferência de
conhecimento, e sim enfocar para a redefinição dos conteúdos ,as estratégias,
os protagonistas e os propósitos do processo formativo.
Se tratando dos benefícios oferecidos a Rio Bananal, a EAD
ao longo desses oito anos contribuiu decisivamente para a qualificação
profissional colaborando com a formação de professores, administradores,
contadores e assistentes sociais, além de ser visto como ponto de referência
para órgãos municipais e localidades vizinhas. Logo após sua implantação os
efeitos já foram visíveis, alguns acadêmicos ocupam vagas de estágio em agências
bancárias, passaram a preencher vagas no comercio local, cargos de gerência,
sem falar nos acadêmicos que após concluírem o curso foram aprovados em vários
concursos públicos.
De acordo com Aparici (1999) a educação encontra-se numa
nova encruzilhada e diante de um projeto econômico de índole planetário, cujo
maior motor são as tecnologias da informação e comunicação.
Frente a essa afirmação, podemos salientar que a educação
presencial e a distância estão atualmente ligadas às novas tecnologias, logo,
há uma necessidade evidente de interação do meio vivente, sem duvida o homem
pensa e existe para desvendar esse objeto.
Portanto, é reconhecível a contribuição da globalização para
que ocorra todo esse processo de interligação entre as diversas tendências e
metodologias educacionais, pois nenhum órgão consegue caminhar sozinho,
contribuindo para a construção de processo formativo.
Texto: Pesquisa monográfica do Curso de Especialização em Educação a Distância -
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