terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Processo de comunicação e efeitos na Educação a Distância


Os serviços educacionais, naturalmente, partiam do princípio que deveriam acontecer da forma presencial, onde houvesse presença de professor para dirimir dúvidas imediatamente. Parece esse, um modelo único, mas não é. Ao criar a Educação à Distância, pode oferecer aos setores e grupos populacionais a oportunidade de educação mesmo com as dificuldades de acesso que os mesmos poderiam ter ao Ensino regular.
A Educação à Distância é caracterizada pela separação entre professor e aluno, ou mesmo de espaço e tempo, pelo maior controle do aprendizado por parte do aluno e comunicação entre as partes envolvidas através de meios tecnológicos e impressos. O processo educativo continua existindo, mas depende especialmente do aluno para obter resultados que o façam prosseguir em seus estudos.
É necessário ao acadêmico ter força de vontade em adquirir, com o tempo que o mesmo disponibiliza, para fazer seus estudos de forma independente, o maior conhecimento possível, identificando melhores formas de desenvolver intelectualmente, seja individual ou coletivamente, através de grupos nas telessalas onde assistem às aulas.
O processo educacional está intimamente ligado com a interação entre pessoas, para que haja formação social e humana. A organização do tempo, a disposição em obter novos conhecimentos, a superação de barreiras temporais e espaciais, são formas de obter um desenvolvimento do ensino.
É evidente que a explosão do ensino à distância se deu nas últimas décadas, mas há registros da presença de projetos desde o século XVII, onde destacam países como: Suécia (1833); Inglaterra (1840); Alemanha (1856) e Estados Unidos (1874). Após os anos de 1970 a EAD passa a ser inserida em outros países: Paquistão (1974); Sri Lanka (1980); Indonésia (1984); Índia (1985); México (1972); Costa Rica (1977); Venezuela (1977); Colômbia (1983) e assim continuam a desenvolver seus trabalhos educacionais visando o crescimento social e econômico de suas nações.
Em relação ao Brasil, há registros de forte expansão a partir de 1939 com o surgimento do Instituto Universal Brasileiro que oferecia cursos de formação profissional, capacitando técnicos especialistas em diversas áreas e a Agência dos Correios teve parcela essencial no desenvolvimento dessa etapa educacional. Outros projetos merecem destaque como: Projeto Minerva (1970): Projeto Saci (1972) e Telecurso 2000 (1994), os quais auxiliaram no processo formativo de muitos brasileiros. Atualmente o modelo de Educação a Distância no Brasil é acompanhado pelo Ministério da Educação que criou normas e vistoriam as Instituições que ofertam cursos nesta modalidade de Ensino, a fim de garantir o direito de educação de qualidade a todos os brasileiros.
A cidade de Rio Bananal – ES, localizada no norte do Estado do Espírito Santo a 181 km da capital Vitória, com cerca de 16.500 habitantes e com uma área de 645km² não oferecia ensino superior no município até o ano de 2004. Um povo sempre interessado a se especializar buscava em cidades próximas a oportunidade de fazer um curso de graduação, visto que, para o desenvolvimento do município é necessário uma população com boa formação educacional.
 A presença da EAD no município de Rio Bananal a partir do ano de 2005, através do atualmente sistema FAEL, permitiu a parcela da população que enfrentava algum tipo de barreira, a oportunidade de em sua cidade ter um ambiente que desenvolvesse o ato de freqüentar um curso superior, facilitando as chances de ampliar os conhecimentos além de habilitar profissionais para o mercado de trabalho.
Sendo assim, o município passou a viver um novo momento, pois ganhou uma esperança de cursos que estabelecesse aos seus munícipes a formação adequada para o desenvolvimento das diversas áreas que são necessárias para a constituição da organização municipal nas atividades exercidas.
O mundo, a vida comunal, a pequena e a grande cidade, o homem e o habitat vem sendo moldados pelas tendências conflitantes da globalização e do processo de comunicação entre a humanidade. As mudanças na tecnologia da informação e a reorganização do capitalismo montam atualmente um novo tipo de identidade para a sociedade, que é ligada em rede, sendo identificada por inúmeras facilidades tecnológicas.
A comunicação humana é fundamental para a transmissão de informação dentro da sociedade em que vivemos. É uma forma de interação entre pessoas, os quais são denominados de emissor e receptores.
De acordo com Braga e Calazans (2001- pg. 14):
A comunicação é conatural ao ser humano. Não há sociedade, não há comunidade, sem comunicação entre os homens. Para agi em comum os seres humanos interagem. Desde que se pode identificar a existência de grupos humanos, na pré-história mais remota, existe “comunicação social”.

Ao ouvir o termo comunicação social, em um primeiro momento vem à mente todos os meios de comunicação: rádio, televisão, telefone, jornal, revistas, redes de informática, carta, impressos. Isto é normal, pois ela se processa a partir disso, mas o que se quer colocar é a importância de se comunicar, de se interagir, para haver um diálogo propício, através de conversas pautadas por objetivos comuns.
Conforme Braga e Calazans (2001- pg. 16):
O termo “conversação” tem a vantagem de não se confundir com qualquer outro tipo de interação social. A expressão “conversar” chama a atenção imediatamente para o aspecto de troca comunicacional, ainda que os objetivos de uma “conversa” possa ser por diversas naturezas- econômicas, política, militar, cientifica, ou casual. Os modos e 4 objetivos específicos são deixados em segundo plano. A palavra enfatiza a troca e o fato que essa troca é uma comunicação.

O uso de linguagem própria para efetivar o ato de se comunicar é muito interessante pelo fato de estabelecer diferenças do manter um diálogo através da fala e da escrita. O que podemos evidenciar que três elementos vão existir independentes de comunicação falada ou comunicação escrita que são: emissor, receptor e a mensagem a transmitir.
A propósito Koch (2004, p.77 ) nos elucida:
Entre as características distintivas mais frequentemente apontadas entre as modalidades falada e escrita, estão as seguintes:
Fala: não planejada, fragmentária, incompleta, pouco elaborada, predominância de frases curtas, simples ou coordenadas, pouco uso de passivas, etc.
Escrita: planejada, não fragmentária, completa, elaborada, predominância de frases complexas com subordinação abundante, emprego freqüente de passivas, etc.

É de conhecimento comum que ao falar não há preocupação com a linguagem culta, sendo assim existem erros e por algumas vezes, certas mensagens não chegam ao receptor de forma regular. A linguagem escrita tem a função primordial de levar a qualquer público a mensagem completa, não deixando dúvida alguma ao receptor.
Atualmente é inevitável não utilizar para a comunicação a informática. Nos últimos anos o número de usuários da rede mundial de computadores aumentou de forma surpreendente e são meios rápidos e eficientes de se comunicar. Mas nesta forma de linguagem comunicativa é criado um tipo de língua que podemos classificar como virtual, pois é comum palavras pela metade, escritas de forma errada, onde o indivíduo sabe que estão, porém continuam a fazer devido a “moda”.
 A respeito disso Lollini (2004, p.44) nos esclarece:
As linguagens informáticas oferecem ampla disponibilidade para serem articuladas em estruturas sintáticas, complexas, bem definidas, mas ao mesmo tempo podem ser reformuladas em procedimentos alternativos. Elas não têm ainda a riqueza da linguagem natural, mas a sua exatidão semântica faz com que as partes de um programa possam ser combinadas e recombinadas de acordo com as estratégias empregadas e os resultados que se querem obter.

Dentro de tantas possibilidades, é preciso relatar que a comunicação, através da interação feita pela linguagem apresenta algumas teorias: a teoria da Enunciação, a teoria dos Atos da fala e a teoria da Atividade Verbal.
Para Koch, ( 2004, p.11 ) a teoria da enunciação:
... tem por postulado básico que não basta ao lingüista preocupado com questões de sentido descrever os enunciados efetivamente produzidos pelos falantes de uma língua: é preciso levar em conta, simultaneamente, a enunciação- ou seja, o evento único jamais repetido de produção do enunciado.

Compreender se torna fundamental ao fazer a leitura de qualquer texto. Provavelmente se tem problemas ao utilizar palavras com dificuldades de compreensão, para tanto, ao público deve-se utilizar formas de fácil entendimento para haver um total prazer em busca da informação desejada.
Quanto à teoria dos atos da fala é um pouco complicado, pois depende de como a pessoa usa a fala para ordenar, perguntar, solicitar. Segundo Koch (2004, p.21-22) “para que um ato de fala alcance os objetivos visados pelo locutor, é necessário que o interlocutor seja capaz de captar a sua intenção; caso contrário, o ato será inócuo”. Quando se fala espera-se que aconteça algo, logo não pode ser um ato inofensivo.
Em relação à teoria da atividade verbal pode-se dizer que cabe na interação um entendimento recíproco entre o emissor e o receptor. Conforme Koch (2004, p.23) “... toda atividade lingüística seria composta por: um enunciado, produzido com dada intenção (propósito), sob certas condições necessárias para o atingimento de objetivo visado e as conseqüências decorrentes da realização do objetivo.” Eficazmente a linguagem nesta teoria busca explicar todo um episódio ocorrido com uma pessoa.
Comunicar-se na educação a distância requer atenção especial para evitar ao máximo, qualquer tipo de falha, pois precisa ser algo que permita a compreensão de todos os atos da fala. Ao tratar desse modelo de sistema de comunicação observou algumas falhas, especialmente nos momentos de realização de estágios e os trabalhos de conclusão de curso, mesmo com todos os manuais e as orientações em tele-aulas e materiais de apoio, dúvidas surgiram no decorrer do processo e não foram atendidas da forma em que os alunos esperavam. Entretanto, após muitas tentativas na construção dos relatórios algumas dúvidas foram sanadas, ficando outras e surgindo novas.
A propósito Carneiro (2003, p. 75) esclarece:
A evolução das tecnologias gera novas combinações e possibilidades de comunicação, como as técnicas de digitalização, difusão via canal a cabo, satélites e internet. Nesse contexto a rede mundial de computadores(internet) torna-se um meio de comunicação significante. Destacam-se a convergência, os desafios e as perspectivas de interação. A fusão TV-Internet centraliza as atenções.

É fundamental estabelecer uma forma clara e objetiva de comunicação dentro de sistemas de Educação à distância, atendendo a função principal do ato de comunicar que é o entendimento com rapidez e agilidade, utilizando os meios tecnológicos existentes na atualidade.
O processo de comunicação não é uma tarefa fácil, pois exige uma compreensão total dos indivíduos ligados ao conteúdo a ser utilizado, por isso, é preciso emitir mensagem com rapidez receptiva. Outrossim, é que vivemos uma era com muita informação e desenvolvimento tecnológico rápido o que em alguns momentos são passiveis  de equívocos, não podendo prejudicar os cidadãos envolvidos. É preciso ser conciso, claro para que as ações comunicativas possam dar bons resultados.

REFERÊNCIAS:
BRAGA, José Luiz. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Editora Hacker, 2001, p. 164.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 134.
LOLLINI, Didática e computador quando e como a informática na escola. 3ª ed. São Paulo: Editora Loyola, 2003. p. 243.




Texto: Welder Bindaco

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